Boletim Informativo – 21/07 a 27/07/25

Boletim Informativo – 21/07 a 27/07/25
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Últimas Notícias
Primeira reunião geral híbrida
Comunicamos que na próxima terça-feira, dia 22/07/25, das 19:00 às 21:30 horas, ocorrerá nossa primeira reunião geral híbrida.
Dessa forma, quem quiser participar presencialmente deverá ir ao salão de festas e quem quiser participar virtualmente, deverá acessar o link que será enviado no grupo, da mesma forma como fizemos todas as nossas últimas reuniões.
O espaço para envio de sugestões de pautas está aberto até o dia 22/07, as 12:00 horas e pode ser feito através do nosso SAC, conforme imagem abaixo:

Contamos com a participação de todos, pois tudo o que for discutido, vai impactar a vida de todos nós, então, participe!
Por ser nossa primeira experiência nesse tipo de reunião, pedimos a compreensão quanto a possíveis problemas técnicos que eventualmente possam acontecer, pois isso é perfeitamente normal, já que estaremos usando um método ainda não utilizado.
Link para acessar a reunião: https://bit.ly/45206xD
Manutenção caixas da válvula de gás
Iniciamos na semana passada a manutenção em todas as caixas das válvulas de gás, localizadas próximas a entrada de cada bloco.
Estão sendo feitos serviços de reparo e pintura, já que muitas apresentavam sinais de desgaste e ferrugem.
Paralelamente, realizamos a inspeção de rotina para detectar possíveis vazamentos e identificamos dois pontos, não graves, mas que exigem reparo.
Já acionamos a CAPREM para juntos acharmos um fornecedor para realizar o serviço.
Os vazamentos foram contidos provisoriamente e estamos buscando, em caráter de urgência, um prestador que possa realizar os reparos.
Mesas e bancos -quiosques churrasqueiras
Recebemos na última quinta-feira as novas mesinhas e banquetas para os quiosques das churrasqueiras.
Quem não viu, pode dar uma passada para conferir.
Quadra areia – Manutenção programada
A manutenção da quadra de areia está programada para ser realizada no dia 29/07. Em breve já poderemos voltar a contar com mais esse espaço de lazer.
SAC – Uso pelo setor Jurídico
Na última semana ampliamos também para o setor jurídico o uso do SAC.
A partir de agora, as notificações que antes eram enviadas por e-mail, passaram a ser lançadas no sistema, garantindo mais transparência ao morador, que recebe o aviso assim que a notificação foi lançada pela administração e também dá mais agilidade ao processo.
Para acompanhar uma notificação, sempre acesse o link que você receberá no seu e-mail cadastrado, ou diretamente pela Área do Condôminio, usando o seu e-mail e a senha.
Lembramos que a senha padrão é o seu próprio CPF (sem pontuações), mas você pode alterar para uma senha de sua preferência a qualquer momento.
Encomendas – Melhorias
Estamos em processo de orçamento para a ampliação do espaço da portaria.
Essa é uma medida ainda provisória, mas já garantirá mais espaço para a acomodação de encomendas recebidas, pois o atual espaço da portaria já não comporta mais o fluxo que já temos.
A portaria será ampliada até o limite da cobertura já realizada, não caracterizando, portanto, aumento de área construída.
Vamos abrir um portão lateral, com clausura, que permitirá o recebimento das mercadorias sem que o entregador precise mais acessar o condomínio.
Assim que tivermos os orçamentos já definidos, passaremos uma previsão para a realização das obras.
Continuamos contando com a compreensão de todos para que se organizem para retirar as encomendas no menor tempo possível, pois realmente a portaria não tem mais capacidade física para acondicionar tudo o que estamos recebendo.
Encomendas maiores que uma caixa de microondas não serão recebidas pela portaria e você deverá se organizar para recebê-las pessoalmente, ou pedir para algum vizinho receber. Essa medida já é válida desde sempre e estamos apenas reforçando o aviso.
Prazos – Terceirizadas e Concessionárias
Diante de algumas confusões, vamos esclarecer novamente.
Quando você recebe suas chaves, você já recebe várias instruções sobre como proceder para solicitar a ligação de energia e gás, entre muitas outras.
Tanto a CPFL quanto a COMGAS possuem prazos para a ligação dos seus serviços e o condomínio NÃO TEM QUALQUER GERÊNCIA SOBRE ESSES PRAZOS, ou seja, não temos como agilizar ou responder quando eles serão feitos.
Dúvidas, entre em contato com a própria concessionária, pois só eles poderão te dar essa orientação.
Prazos SAC – Tempo Resposta
Nosso SAC funciona 24 horas, no entanto, não temos pessoas para responder 24 horas por dia.
Se você mandou uma pergunta para a Administração num sábado à tarde ou num domingo, sua resposta só ocorrerá na segunda-feira, que é o próximo dia útil.
EMERGÊNCIAS devem sempre ser tratadas diretamente com o WhatsApp da Portaria, que é o único setor que funciona 24 horas no condomínio.
Nosso site tem todas essas informações e muitas outras.

Site condomínio

Nosso condomínio possui um site com muitas informações e dicas que frequentemente são feitas no grupo, como por exemplo, horário de obras, regras para mudanças, projeto de envidraçamento, entre muitas outras dicas e informações importantes para o dia a dia.
Também temos uma página com indicação de prestadores de serviços, tanto dos que moram dentro do condomínio, quanto externos, modelos de documentos, número de telefone e forma de contatos de interesse geral.
Vale a pena dar uma olhada e conferir.
Nosso endereço: https://moradadoporto.com.br
SAC

Temos um sistema de SAC (Serviço Apoio ao Cliente), onde você pode enviar suas dúvidas, fazer reclamações e solicitações, informar a portaria sobre prestadores de serviços e visitantes, falar com departamento de obras, entre muitas outras funcionalidades.
Tudo isso pode ser feito através do WhatsApp, sem a necessidade de acessar nada, porém, caso prefira, através do nosso site você também tem acesso a aréa do condômino, onde você encontra, além de todas essas possibilidades, também todos os documentos legais, projetos técnicos e regimento do condomínio.
Para acessar a área do condômino, você vai usar o e-mail que você informou no seu cadastro e a senha padrão é o seu próprio CPF (sem pontuações).
Caso não consiga acessar, envie um SAC com essas informações e vamos atualizar seu cadastro.
Anotem o número do SAC/WhatsApp: (19) 99936-8522
Salve esse número em sua agenda e utilize para toda comunicação oficial com a administração do condomínio.
Importante: quando for mandar uma mensagem, veja sempre a opção desejada e envie para o setor adequado, por exemplo: Administração, Portaria, Zeladoria ou Obras, pois isso facilita o atendimento.
Lembramos que o SAC não é um atendimento online e imediato e temos um prazo para as respostas. Durante os finais de semana, não temos atendimento pelo SAC, mas você pode enviar suas dúvidas e aguardar a resposta.
Casos urgentes, durante o horário de expediente, entre com contato direto com a ADMINISTRAÇÃO e, fora do horário de expediente, sempre entre em contato direto com a PORTARIA
Velocidade interna

Ressaltando, a velocidade máxima permitida dentro do condomínio é de 20 km/h e isso está no nosso regimento, conforme artigo abaixo transcrito:
Artigo 117. Os CONDÔMINOS deverão trafegar dentro da garagem com velocidade máxima de 20 km/hora e faróis baixo acessos, devendo ser dada preferência àquele que já esteja em curso, ou seja, deverá o veículo aguardar o pedestre atravessar os blocos caso o mesmo esteja percorrendo o trajeto ou o pedestre aguardar, caso verifique que o veículo está em vias de adentrar ou sair do CONDOMÍNIO, devendo ainda o CONDÔMINO aguardar a abertura e/ou fechamento completo do portão anteriormente acionado, para que então acione novamente e prossiga com seu veículo, evitando acidentes.
§1º. Caso o CONDÔMINO não respeite as normas supra para transitar com seu veículo pelo CONDOMÍNIO e vier a causar acidente (abalroamento, atropelamento, etc.), a responsabilidade recairá inteiramente sobre o infrator, seja ela civil ou criminal.
Frequentemente observamos apressadinhos(as) trafegando em velocidade muito superior a 20 km/h, além de entrar e sair do edifício garagem como se estivessem numa rodovia! Nesse caso, não é nem questão de empatia ou qualquer outra coisa, é falta de educação mesmo, além de infração.
Como já citado no parágrafo 1, caso aconteça algum acidente, fiquem todos cientes que o ÚNICO RESPONSÁVEL SERÁ O CONDUTOR, não cabendo nenhum tipo de responsabilidade ao condomínio pela sua falta de educação individual.
Elevadores de serviços

Lembramos que os elevadores de serviços devem ser utilizados para toda carga e descarga, portanto, sempre oriente seus prestadores de serviços, pois de forma recorrente vemos prestadores usando os elevadores sociais para transportar materiais.
Vale lembrar que também as retiradas de lixos das unidades e o transporte de pets sempre devem acontecer pelos elevadores de serviços.
Circulação de crianças e bicicletas pelo condomínio

Esclarecendo alguns pontos sobre a circulação de crianças e o uso das áreas comuns.
O condomínio não pode restringir a circulação de ninguém, pois vale lembrar o Artigo 5 da Constituição Federal, o seu inciso XV, diz: “ é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”
Já o Estatuto da Criança e do Adolescente, diz que:
“Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I – ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
Esclarecida as garantias legais, em nenhuma situação seu filho ou tutelado sofrerá qualquer tipo de sanção por simplesmente circular pelo condomínio, no entanto, vale ressaltar que a responsabilidade por tudo o que aconteça com ele também é sua.
Ao condomínio compete promover os meios de garantir a segurança das crianças e adolescentes, por exemplo, colocando um controle de acesso à piscina, evitando que crianças menores ou desacompanhadas adentrem ao local, pois há risco de afogamento, no entanto, se seu filho ou tutelado violar o controle de acesso e vier a sofrer um acidente, a responsabilidade será inteiramente dos pais ou responsáveis legais e isso se aplica para qualquer outra situação.
O condomínio regulamenta que bicicletas não podem transitar pela área de pedestres, ou seja, calçadas, assim como, orienta para a não circulação em vias internas e edifício garagem, cumprindo seu papel de orientar e normatizar, porém, caso isso não seja respeitado e acidentes acontecerem, você, como pai ou responsável legal, responderá civil e criminalmente por todas as consequências do ato praticado.
Vale ressaltar que barulhos e brincadeiras que causem incômodo aos demais condôminos são terminantemente proibidos após às 22 horas, isso tanto para crianças quanto para adultos.
Brincadeiras que acabem causando prejuízos ou danos também recairão nos pais ou responsáveis legais.
Resumindo, o condomínio não tem o objetivo de restringir ou limitar a circulação de ninguém, apenas faz seu papel de regulamentar, orientar e punir os excessos.

Premiados da Semana
- Pessoas que não recolhem as fezes dos seus animais no espaço pet e áreas comuns do condomínio
- Pessoas que jogam lixo orgânico no lugar do reciclável e reciclável no lugar do lixo orgânico.
- Pessoas que jogam lixo orgânico no chão e não nas caçambas coletoras
- Pessoas que jogam o lixo reciclável logo na porta, ao invés de colocar no fundo da lixeira ou pelo menos jogar para o fundo, não congestionando a porta de acesso.
- Pessoas que jogam lixo contaminante no lixo reciclável! Hoje identificamos material hospitalar, que sequer deveria ser jogado no lixo comum, mas que foi colocado no lixo RECICLÁVEL!
- Essa semana tivemos um fato inédito, deixaram comida (restos de bolachas (ou biscoitos, como preferirem) no campo Society. Lembramos que existe uma placa logo na entrada, PROIBINDO qualquer alimento dentro do espaço, mas não satisfeitos em entrar comendo, ainda fizeram a gentileza de deixar restos e embalagens.


