Boletim Semanal 14/09 a 21/09/25

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Elevadores da torre 01

A título de informação, já que estamos divulgando sobre o problema dos elevadores do bloco 01 durante semanas, nessa edição vamos atualizar sobre os últimos acontecimentos.

Como é do conhecimento da maioria, esse problema ocorreu após um vazamento em uma unidade habitacional privada. A água proveniente do vazamento chegou até os elevadores e inundou o poço dos três elevadores, molhando todo o circuito e componentes eletrônicos.

Desde o acontecido, há praticamente um mês, o condomínio vem tomando todas as ações necessárias no sentido de reestabelecer o completo funcionamento dos equipamentos, mas existem alguns fatores que precisam ser considerados:

  • A Empresa CREL, responsável pelas manutenções dos elevadores dos blocos 1, 2 e 3, demorou praticamente uma semana para apresentar o orçamento das peças que precisariam ser substituídas.
  • Acionamos o seguro do condomínio, que demorou mais praticamente 10 dias para vir fazer a vistoria in loco e, alguns dias após essa vistoria, negou o pagamento, alegando que o problema não foi causado pelo condomínio, mas por uma unidade autônoma.
  • Entramos em negociação direta com a CREL e autorizamos a execução dos serviços, com o condomínio assumindo as despesas pelo conserto e, posteriormente, acionando a seguradora judicialmente, mas no sentido de resolver o problema dentro do menor tempo possível, todos os reparos apontados foram aprovados.
  • A partir da aprovação, a CREL a CREL não passou prazos definidos para a execução dos serviços e, diante disso, entramos com uma notificação extrajudicial, pois sequer tínhamos retorno sobre os contatos feitos.
  • A CREL alega que algumas peças precisam ser fabricadas e também se negavam a passar prazos para isso.

Somente na data de 17/09/25 é que nos foi passado um novo posicionamento, afirmando que os preparos começarão a ser feitos no dia 18/09/25, porém, sem um cronograma definido para início e término dos trabalhos, já que novos problemas podem ser descobertos enquanto as trocas estão sendo feitas.

Vale lembrar que como o problema foi causado por água em componentes eletrônicos, quanto mais o tempo passa, maior a oxidação sofrida e, em consequência, os problemas vão aumentando e isso se tornou mais perceptível ao longo das semanas, quando os elevadores passaram a ter paradas de funcionamento e travamentos mais constantes.

Em todo esse tempo, desde o ocorrido até a data de hoje, quando um prazo foi passado, o condomínio nunca se eximiu das suas responsabilidades e nunca deixou de buscar uma solução, porém, soluções para caso como estes não dependem da atitude e ação somente nossa,

Esclarecendo alguns questionamentos feitos:

  • Foram feitas cotações com mais empresas?

Não e por uma razão simples, os elevadores ainda estão em garantia e nosso contrato de manutenção com a CREL, que é a empresa parceira da ALFA Elevadores, vai até novembro desse ano.

Como todo equipamento em garantia, você não tem livre escolha para levar onde quiser e se vê obrigado a realizar o conserto com as “autorizadas”, que no caso desses elevadores, é com a empresa CREL.

2. Por qual motivo não trocamos de empresa de manutenção?

Porque temos um contrato com eles até 30/11/25. Depois disso, teremos liberdade para buscar outras empresas que possam nos atender melhor, no entanto, uma questão permanece, que são as peças, que independente de qual empresa de manutenção venhamos a contratar, continuam sendo de produção exclusiva da ALFA, que é a fabricante dos elevadores dos blocos 1, 2 e 3.

Dessa forma, sempre que precisarmos de peças, nunca teremos outra fonte de reposição, senão a própria fabricante.

3. Por que não entramos com um processo contra a CREL e a ALFA?

Porque nossa prioridade é fazer os elevadores funcionarem. Posteriormente analisaremos os cenários possíveis, mas nesse momento, judicializar a manutenção só faria tudo ficar parado por muito mais tempo, pois creio que não precisamos explicar, um processo judicial não é rápido.

Próximos passos:

Realizada a manutenção e reestabelecidos os serviços nos três elevadores, vamos para as ações viáveis, sendo uma delas, acionar o seguro judicialmente.

Essa, certamente, será uma discussão longa e não temos como esperar todo desenrolar dos fatos para efetuar o pagamento pelos serviços e, nesse caso, vamos usar a verba que o condomínio tem em caixa para honrar os compromissos assumidos.

No entanto, esse valor não pode simplesmente ser destinado para esse conserto e assunto resolvido. Dito isso, fechando a manutenção, teremos o valor final de tudo o que foi gasto e, com esse valor, levaremos para uma assembleia, onde votaremos uma chamada extra para recompor o caixa.

Quando a indenização sair (e se sair), esse valor será retornado ao caixa e, diante disso, convocaremos uma nova assembleia para que a maioria decida sobre o que fazer, sendo as opções: receber o valor pago como chamada extra de volta, ou então, deixar esse valor em caixa para novos projetos e melhorias que possam ser feitas.

A explicação foi longa, mas ainda assim não colocamos todos os detalhes, mas sim, apenas um resumo dos pontos principais, para que todos tenham ciência do que realmente está acontecendo.

Resolvemos dar essa ampla ciência dos fatos, pois a princípio pode passar a impressão que nada está sendo feito, mas creio que com essa explicação fica fácil de entender que foram muitos passos para se chegar a uma solução, que ainda pode demorar alguns dias para ser concluída.


Esclarecimentos sobre a administração

Aproveitamos para esclarecer outro ponto, alvo de críticas por parte de muitos moradores, que é o fato de muitas vezes o próprio síndico não dar uma resposta direta nos grupos.

Nós adotamos aqui, ao menos nessa gestão, a postura de compartilhar as responsabilidades e dividir papéis e isso fica claro, ou deveria ficar, em todos os comunicados que enviamos, que nunca é escrito em primeira pessoa e nunca é assinado com um nome.

Para garantir essa impessoalidade e esse espírito de equipe, todos os envolvidos diretamente na administração possuem números de telefone e WhatsApp corporativos, pois dessa forma, toda comunicação enviada através desses números é oficial e qualquer resposta é compartilhada por todos os membros da administração do condomínio.

Diante disso, explicitamos que não há necessidade de que uma pessoa específica responda a uma determinada questão, pois qualquer pessoa que faça parte do grupo, ao dar uma resposta, fala em nome de toda a administração.

Muitas vezes o tempo da resposta não é o tempo exigido por todos e, embora uma das colocações seja a de que “não queremos justificativas, mas respostas”, nem sempre isso é possível de imediato.

Quando uma solução envolve terceiros, precisamos alinhar nossa posição junto ao prestador de serviços, ao fornecedor e nem todo mundo trabalha no nosso tempo e no ritmo que gostaríamos.

Essa não é uma dificuldade exclusiva do condomínio. Cremos que a maioria de vocês trabalha em empresas e, para quem trabalha, não é novidade alguma a dificuldade em lidar com prestadores de serviços e fornecedores e nós não somos exceção à regra.

Isso não quer dizer que administração não se importa com os problemas apresentados, que não está nem aí para as dificuldades dos moradores, nada disso. Existem muitos processos que não ficam visíveis a todos e é impossível divulgarmos todos os detalhes, até porque, pouquíssimas pessoas iriam ler, haja vista quantos leem nossos boletins.

Quando uma atitude depende exclusivamente das nossas ações, observem, as respostas sempre são praticamente imediatas, mas nós só podemos responder por nós e não pelos terceiros.

Quando houver dúvidas sobre a lisura de qualquer processo, questionamentos, críticas e sugestões, existem canais oficiais para isso, como o SAC.

Não entraremos em discussões nos grupos, o que não quer dizer que vocês não possam utilizá-lo para troca de ideias e desabafos, mas não esperem respostas às provocações e críticas exageradas ou ofensas pessoais. Nossas respostas sempre serão dadas por canais oficiais e através de comunicados.


Orientações – barulhos de vizinhos

Como devo proceder em caso de incômodo com barulhos?

Avisar imediatamente a portaria, pois temos um equipamento chamado decibilímetro, que permite fazer a aferição do nível do ruído produzido.

O ronda ou o zelador irão até o local indicado para fazer a medição e constatar (ou não) o barulho.

Se constatado o barulho:

O apartamento que está causando o incômodo será notificado, de forma que, primeiramente, ele terá a chance de resolver o problema, pois pode ter sido causado de forma espontânea e sem a intenção.

Em caso de reincidência, o apartamento poderá ser multado.

Se não for contatado o barulho:

Nesse caso, administrativamente falando, não temos muitas ações a tomar, pois não houve constatação do ruído emitido.

Não poderemos notificar, exceto se você, reclamante, concordar em seguir com a notificação mesmo sem a comprovação do fato. Nesse caso, você será identificado na reclamação e assume o ônus da prova, em caso de possíveis disputas legais.

Resumindo: ou você se identifica e assume a responsabilidade pela reclamação ou nada será feito! Não há providências a serem tomadas sem provas e não adianta insistir!

Você se sentiu ofendido ou constrangido pela possível exposição no grupo de moradores?

Só precisamos te lembrar que o condomínio jamais irá expor qualquer situação constrangedora no grupo, então, caso algum morador o faça, ele é que tem que ser acionado por você.

Como responsáveis pelo grupo, removeremos a publicação e aplicaremos as sanções cabíveis, podendo inclusive remover o morador do grupo.

Agora, se você quer tomar alguma ação legal, isso já é com você e competirá somente a você dar seguimento aos trâmites necessários, como contração de advogados, custos da ação, ônus da prova e todos os demais procedimentos legais cabíveis.


Orientações – entrega de mercadorias

Por várias vezes também já falamos sobre as entregas, mas esse é um assunto recorrente, portanto, vamos esclarecer novamente.

  • A portaria não tem espaço físico para receber encomendas maiores que uma caixa de microondas, motivo pelo qual, existe essa limitação, que já foi amplamente divulgada.
  • Se você precisa receber algo fora desse padrão, a responsabilidade é sua em providenciar o recebimento, ou ao menos avisar a portaria antes da entrega. Se você não estiver em casa e por alguma razão precisar receber algo um pouco maior, isso até pode acontecer, mas não deixe para resolver isso quando o entregador estiver na portaria, já avise antes.

Havendo a comunicação, saberemos como agir e proceder quando o entregador estiver aqui, mas se você não avisou nada, a portaria tem autorização para simplesmente recusar o recebimento e assunto encerrado.

Se programe antes, avise a administração, avise a portaria e todo transtorno pode ser evitado.

lembramos que objetos maiores não cabem dentro da portaria e ficarão, em algumas situações, do lado de fora e, nesse caso, pondere bem se você autoriza o recebimento, pois não nos responsabilizamos por eventuais danos.

Também lembramos que você deve providenciar a retirada no mesmo dia, pois reforçando, não temos espaço para armazenar indefinidamente os materiais recebidos e isso não é exagero, pois já tivemos casos onde fizemos esse “favor” de receber e a pessoa demorou mais de um mês para retirar o item!


Aquisições – cobertura bebedouros

Na última semana, fechamos com a empresa Qualitoldos, duas coberturas para os bebedouros que ficam expostos, sendo um entre as quadras e outro próximo ao playground.

O valor total foi de R$ 5.000,00, sendo 50% no fechamento do contrato e 50% na entrega da cobertura.

Após vários orçamentos apresentados, esse foi o que apresentou melhores condições.

Prazo estimado para entrega: 30 dias úteis.


SAC – uso correto

Ao abrir um atendimento via SAC, tomem cuidado para selecionar a opção correta, pois se isso não for feito, seu atendimento pode ir parar num setor que não é o responsável pelo seu atendimento e isso pode implicar num tempo maior de resposta.

Uma confusão muito comum é com o setor de obras, para onde muitas pessoas direcionam liberação de prestadores de serviços.

O setor de obras não é responsável por liberar nenhum serviço, pois isso é função da portaria, então, se você quer liberar seu prestador, sempre escolha a opção Portaria e, depois, Liberar Prestador de Serviços.

Também preste atenção aos passos que precisam ser seguidos:

  • Inicie o atendimento, mandando um simples “oi”, por exemplo. Aguarde até que o robô inicie o atendimento e te mostre as opções.
  • Selecione o número correto e respectivo ao setor que você quer falar.
  • Selecione o número correto e respectivo ao assunto que você quer tratar.
  • Envei sua dúvida, ou áudio ou qualquer anexo.

Respeitando esses passos, você não terá problema e seu atendimento será registrado da forma correta.


Notificações – 07 a 13/09/25


Nessa semana, concorrem na categoria porcolino da semana, quiça do mês, as pessoas que limpam seus apartamentos e jogam a sujeira nos corredores.

Parece piada, mas não é! Por mais inacreditável que possa parecer, isso é uma pratica que está se tornando assustadoramente comum por aqui.

Animais soltam pelos, isso é um fato, mas a responsabilidade de limpar é sua e não jogar para fora da porta, para isso se tornar um problema da equipe de limpeza.

O mesmo vale para obras. Claro que vai fazer sujeira no seu apartamento, mas de novo, isso é um problema só seu.

Com essas atitudes, adivinhem para quem vai sobrar depois? Claro, o condomínio, pois temos reclamações de hall sujos, falta de limpeza, etc, etc, etc.

Lembrando, local limpo não é aquele que mais se limpa, mas aquele que menos se suja! Comece cuidando da sua parte e isso já ajuda a termos um ambiente bem mais limpo.

Aproveitando a premiação, também reforçamos que lixo orgânico não é lixo reciclável e lixo reciclável não é lixo orgânico. Parece algo bobo, mas acreditem, analisando as lixeiras todos dias, chegamos a conclusão que o óbvio não é tão óbvio assim.

Nosso funcionário perde um bom tempo da manhã separando o lixo orgânico do reciclável e o reciclável de orgânico.