Boletim Quinzenal 16/11 a 30/11/25

Boletim Quinzenal 16/11 a 30/11/25

Para navegar de uma página para outra, use as setas de navegação na lateral do boletim ou segure e arraste, como se estivesse folhando uma revista


Você pode baixar o arquivo em PDF

Clique para baixar


Ou, se preferir, ler diretamente aqui mesmo

Últimas Notícias

Edifício Garagem

Informamos que o edifício garagem já foi recebido oficialmente pelo condomínio. A partir de agora, toda e estrutura já está sob a administração do condomínio.

Diante disso, temos alguns avisos:

Já posso usar os andares superiores, onde realmente é a minha vaga?

Ainda não. Antes de liberar os andares superiores nós precisamos fazer toda a sinalização, tanto horizontal quanto vertical, do contrário, há risco de acidentes, então, a previsão de liberação é para a segunda quinzena de janeiro de 26.

Como está o processo para que essa sinalização seja feita?

Em cotação e não está sendo uma tarefa fácil, pois até o momento só temos uma proposta concreta de orçamento e, como é do conhecimento de todos, não podemos executar um serviço apenas com um orçamento.

Até o momento, entramos em contato com SEIS fornecedores, mas nenhum deles deu seguimento após solicitarmos uma visita in loco para ver e analisar o que realmente será necessário fazer.

Todos querem que o condomínio envie um projeto pronto das placas, com dizeres, tamanhos e eles executam o serviço e fazem a entrega.

Entendemos que esse não é o melhor caminho, já que não temos aqui dentro nenhuma pessoa que conheça toda a legislação de trânsito, medidas, normas e regras, de forma a fazer as placas conforme as normas vigentes.

Caso alguém conheça empresas que executem esse serviço, por favor, nos envie o contato, assim como, já alguns moradores enviaram.

Por enquanto, tudo segue como está, toda pessoa que tiver vaga no edifício garagem está recebendo uma vaga provisória e estamos empenhados em resolver isso o quanto antes, mas também precisamos lembrar que estamos em final de ano, período em que muitas empresas entram em férias coletivas, então, não sabemos se vamos conseguir fechar isso ainda nesse ano e contamos com a compreensão de todos, pois não é falta de ação da nossa parte, mas sim, uma dificuldade que não imaginávamos que teríamos ao contratar esse tipo de serviço de sinalização.


Feirinha Quinzenal

Na próxima quinta-feira, dia 20/11/25, apesar de ser feriado, teremos nossa feirinha normalmente, das 18:00 às 22:00 horas.

Durante a quinta-feira divulgaremos quais serão as barracas confirmadas, mas até o momento, só um não confirmou a presença.


Expediente Administrativo - Feriado

Na próxima quinta-feira, dia 20/11/25, feriado, não haverá expediente administrativo no condomínio.

Portaria, recebimento e entrega de encomendas funcionarão normalmente.

Equipe de limpeza trabalhará em esquema de plantão, somente para limpeza e organização dos espaços de lazer, como salão de festas e quiosques.

Prestadores de serviços não estarão autorizados a entrar nesse dia, exceto serviços essenciais, como: energia, gás, água e telefonia.

Na sexta-feira as atividades seguirão normalmente.


Feirinha Pet

No próximo sábado, dia 22/11, das 09:00 às 12:00 horas, realizaremos a nossa primeira feirinha pet, que será realizada no espaço em frente ao salão de festas (mesmo local da feirinha de alimentação).

Nesse dia contaremos com diversos expositores, que farão demonstrações, distribuirão amostras dos produtos e promoverão atividades recreativas com os pets.

Alguns expositores:

  • Orientação veterinária
  • Orientação sobre maus tratos
  • Alimentação
  • Petiscos naturais
  • Roupinhas
  • Perfumaria
  • Banho e tosa
  • Florais
  • Além de muitos brindes e um concurso

Não teremos nenhum tipo de prestação de serviços no dia, como consultas, aplicação de medicações, banhos e tosas, ou qualquer outro tipo de atividade.

O intuito é apenas demonstrar opções aos moradores do condomínio e cada expositor fica livre para propor condições especiais, promoções ou brindes para quem quiser agendar algum serviço posterior.

Contaremos com a presença da barraca do churrasquinho e chopp, assim, os tutores também podem se divertir um pouco!

O evento poderá ser cancelado devido a condições climáticas, portanto, caso haja chuva, a feira não será realizada, pois não faria muito sentido, já que o objetivo também é a diversão e recreação dos pets, fato que não seria possível com chuvas.


Feirinha de Artesanato

Atendendo a diversos pedidos, a partir do próximo ano, começaremos a realizar as feirinhas de artesanato.

As regras ainda não estão todas definidas, mas a princípio, o objetivo e dar visibilidade para produtores e comerciantes moradores.

Nessa feira será possível expor qualquer tipo de produto não comestível, pois a princípio, ela acontecerá juntamente com a feirinha de alimentos, então, assim como os participantes da feirinha de alimentação não podem vender produtos não comestíveis, os participantes da feirinha de artesanato não poderão vender produtos comestíveis.

Exemplos do que será permitido: perfumes, jóias, divulgação de serviços, entre outros.

Nossa proposta é para que a partir de fevereiro/26 essa feira já esteja em funcionamento e ela já será organizada dentro do modelo participativo de gestão, que abordaremos ainda nesse boletim, na última matéria.


Férias do Zelador

A partir da próxima semana, nosso zelador Marcos estará afastado das suas funções, primeiramente em decorrência de um procedimento médico que ele irá realizar e, logo após a licença médica, ele entrará automaticamente em férias, portanto, a nossa figurinha fácil só retornará no próximo ano.

Primeiramente, desejamos sucesso no procedimento médico e, depois, que ele curta muito as merecidas férias.

Durante esse período, teremos outra pessoa para substituí-lo, sendo que uma já começou no dia 18/11, para se inteirar dos procedimentos e um outro ainda está em negociação.


Guardinha de Apoio

Estamos contratando, em regime emergencial, um guardinha, que irá auxiliar a portaria no processo de recebimento e entrega de encomendas.

Estamos em tratativa e elaboração de contrato junto ao órgão responsável e a disponibilização acontecerá a partir de 01/12/2025.

O (a) guardinha atuará exclusivamente no apoio de encomendas, pois conforme já prevíamos, está havendo um aumento significativo de entregas e que só tende a aumentar nesse período de Black Friday e, depois, já emendando com as compras de Natal.

O custo para o condomínio será de um salário mínimo vigente, sendo R$ 1.093,00/mensais para o estagiário e R$ 425,00/mensais será pago para a SOMA AMERICANA, totalizando um salário mínimo de R$ 1.518,00/mensais.

Esse valor será incorporado nas arrecadações do condomínio, portanto, sem custo adicional aos moradores.


Replantio de Gramas

Desde a última semana, como vocês já devem ter percebido, estamos realizando o serviço de replantio das gramas.

Esse trabalho ainda está em andamento, portanto, as áreas que ainda não receberam a manutenção vão receber em breve.


Festa de Natal

Nossa Festa de Natal já tem data definida para acontecer e será no dia 12/12/25, uma sexta-feira, a partir das 18:00 horas.

Nesse dia, teremos:

  • Diversos brinquedos para as crianças se divertirem
  • Trenzinho (único que será cobrado)
  • Papai Noel
  • Músicas ao vivo
  • Muitas comidas e bebidas (mesmos que já participam das nossas feirinhas)

Cronograma proposto:

  • Brinquedos e food trucks: liberados a partir das 18:00 horas
  • Papai Noel: chegada a partir das 19:00 horas e permanecerá até às 21:00 horas
  • Músicas ao vivo: começa às 20:00 e vai até às 22:00 horas
  • Trenzinho: das 19:30 às 20:30 horas (nesse caso requer inscrição prévia e vamos divulgar o link para que os interessados possam fazer a inscrição).

Regras para o trenzinho:

  • Crianças de até 3 anos, desde que se sentem no colo do responsável pagante, não pagará a taxa de R$ 18,00
  • A taxa será cobrada no próximo boleto do condomínio, portanto, não haverá nenhum recebimento de dinheiro no dia.
  • Cada volta do trenzinho comporta até 35 pessoas, portanto, a ordem das viagens seguirá a ordem de realização da inscrição. As 35 primeiras pessoas vão na primeira viagem e a partir da 36º, entra automaticamente para a segunda viagem.
  • No dia da festa divulgaremos a lista de quem vai em qual viagem.

Decorações de Natal

A partir da próxima semana, nosso condomínio começa a receber as decorações natalinas.

Serão enfeitadas as fachadas da entrada do condomínio e salão de festas, além da lateral das churrasqueiras da entrada.

Também haverá uma árvore de natal que será montada a partir do dia 01/12/25, que é a data que o fornecedor consegue nos entregar.

Haverá decorações nos quiosques entre os blocos 4 e 5, com pisca-pisca e outros enfeites.

Nos jardins serão colocadas quatro renas com iluminação.

Vamos deixar o espírito do Natal entrar em nossos lares e celebrar esse período mágico do ano. Sabemos que esse é o primeiro Natal de muitos aqui no condomínio e queremos contribuir para que você tenha um final de ano bem especial.


Limpeza Edifício Garagem

No dia 25/11/25 faremos a limpeza do edifício garagem, portanto, todos que possuem vagas de estacionamento lá dentro, estejam atentos, pois precisaremos que todos os veículos do térreo sejam retirados.

Será liberado o estacionamento no primeiro andar, como já realizado em outras ocasiões.

Eventualmente, pode ser que o serviço se estenda até o dia 26/11/25 e, se necessário, avisaremos ao longo do dia 25/11.


Gestão Participativa

Conforme divulgamos anteriormente, que iríamos propor algumas mudanças no estilo de gestão do Morada do Porto, informamos as ações já executadas e as próximas fases:

Realizamos, no último dia 13/11/25, uma reunião com o Conselho Consultivo e Fiscal do condomínio, onde apresentamos a proposta de implantar, a partir do próximo ano, a Gestão Participativa.

Por decisão unânime, a proposta foi aprovada e ficou definido que o próximo passo seria fazer uma reunião geral, com todos os moradores, para expor o tema e como esse processo de mudança será conduzido.

Na próxima segunda-feira, dia 24/11/2025, às 19 horas, realizaremos uma reunião, em formato híbrido, onde faremos a apresentação do modelo proposto a todos. Quem puder participar presencialmente, poderá ir no salão de festas e quem preferir participar no formato online, deverá acessar o link que enviaremos nos grupos.

A pauta única dessa reunião é a apresentação e discussão sobre o modelo de gestão a ser adotado e qualquer tema não relacionado ou pergunta não referente ao tema, não serão respondidos.

É importante que todos possam participar para entender as mudanças que começarão a ser implantadas, sendo uma delas, como o próprio nome sugere, o envolvimento mais amplo dos moradores em todas as decisões do condomínio, que serão feitas de forma organizada através de pequenos grupos de trabalhos temáticos.

Ao mesmo tempo que é um processo complexo para ser gerido, também possibilitará que qualquer pessoa interessada tenha atuação direta nas decisões, que passam a ser totalmente coletivas, exceto medidas emergenciais e que coloquem em risco a segurança dos moradores ou do condomíno.

É um modelo inovador de gestão para condomínios, pois até onde pesquisamos, não há nenhum condomínio na nossa região que possua esse modelo de gestão, portanto, mais uma vez, estaremos sendo pioneiros no sentido de democratizar decisões, informações e prestações de conta.

Contamos com sua participação!