Boletim Semanal 01/09 a 06/09/25

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Últimas Notícias
Extintores – Manutenção programada
Comunicamos que estamos em processo de manutenção e revisão dos extintores de incêndio do condomínio.
Desde a última semana, vários já foram retirados, motivo pelo qual, talvez você tenha observado que seu andar pode estar sem.
A retirada sempre é feita de forma intercalada, ou seja, se o seu andar está sem extintor, em caso de necessidade, dirija-se ao andar imediatamente acima ou abaixo do seu, pois certamente eles estarão ocupados.
Esse rodízio será feito até que todos os extintores passem pela revisão obrigatória.
Dessa forma, conseguimos manter a segurança necessária e deixar todos os equipamentos dentro das exigências legais.
A primeira metade dos extintores já foram devolvidos e agora está em manutenção a outra metade.
Obras – alteração canal de atendimento
Informamos que desde o dia 22/08/2025, o Setor de Obras não está mais atendendo por e-mail.
Todas as solicitações devem ser feitas obrigatoriamente pelo SAC, através do número (19) 99936-8522, que é o mesmo que vocês já usam para falar com a Administração e Portaria.
Para falar com Obras, siga os passos abaixo:
- Inicie o atendimento, mandando um “oi”
- O robô vai iniciar o atendimento e te identificar
Dentre as opções que ele vai te fornecer, escolha:
- Opção 4 – Obras e depois, no menu seguinte:
- Opção 1 – Solicitar informações ou
- Opção 2 – Enviar documentos
Aguarde o retorno pelo próprio SAC. O prazo para atendimento é de até 5 dias úteis, portanto, não é um atendimento imediato.
Fique de olho nas notificações que vão chegar no seu e-mail, informando sobre a alteração de status do seu chamado, ou seja, toda vez que o setor responder, você receberá um aviso no e-mail informado no cadastro.
Para ver a resposta, clique no link recebido no e-mail e, se necessário responder mais alguma coisa, não o faça pelo e-mail, mas sim, na página que vai abrir quando você clicar no link.
Elevadores bloco 01
Sobre os elevadores do bloco 01, para deixar todos cientes dos passos que estão ocorrendo, ainda essa semana, na quinta-feira, a seguradora fará uma vistoria in loco, mas todas as peças e serviços necessários já estão autorizados. Estamos aguardando o agendamento com a empresa CREL.
Folders – início campanha
Recebemos os folders das campanhas de conscientização interna, tanto em relação às vagas de estacionamento, quanto dos prestadores de serviços.
Sobre as vagas, o ronda passará a deixar nos carros e, sobre os prestadores de serviços, a portaria fará a entrega para todo prestador que entrar no condomínio, além de deixar folders disponíveis nos elevadores.
Guarda-corpo – Limites
Conforme também já é de amplo conhecimento, mas devido ao fato de novos moradores estarem chegando todos os dias, reforçamos que nenhum objeto pode estar acima do guarda-corpo das varandas, como por exemplo, varais de chão, armários, etc.
Vasos e jardins verticais são exceções, desde que haja rede de proteção instalada na varanda.
Encomendas – tamanhos
Apenas relembrando, a portaria recebe sim encomendas dos moradores, mas existem algumas restrições, como por exemplo, o tamanho.
O tamanho máximo de uma encomenda que a portaria pode receber é uma caixa do tamanho de um micro-ondas.
Isso não é falta de vontade em ajudar, é apenas falta de espaço mesmo, pois com o atual volume de entregas, já está difícil alocar encomendas pequenas.
Encomendas de tamanhos maiores precisam ser programadas pelos próprios moradores, que podem recebê-las diretamente na portaria, ou então, combinar para que algum vizinho faça o recebimento.
Não podemos deixar encomendas fora da portaria ou armazenadas em qualquer outro local, pois depois, caso aconteça algum problema com o produto, a responsabilidade ainda recairá sobre o condomínio.
Contamos com a compreensão de todos.
Decibilímetro – fiscalização
Na semana passada já recebemos o decibilímetro, que é o equipamento que faz a medição de sons emitidos.
A partir de agora, toda reclamação de barulho ou perturbação de sossego poderá ser aferida com precisão pelo equipamento, atestando ou não a infração.
É importante que diante de qualquer reclamação sobre barulho, o primeiro lugar a ser comunicado é a portaria, pois o equipamento fica em posse dela e ela é responsável por acionar o zelador, o ronda ou qualquer outro funcionário para fazer a medição.
Para acionar a portaria, sempre use o SAC, através das opções:

Enviando o relato da forma correta, você já deixa registrada a reclamação no SAC e já aciona o responsável por efetuar a medição.
Reforçando: o primeiro contato não é para o zelador, para a administração, para o síndico ou subsíndico.
TAG provisória
Toda vez que surgir um imprevisto com o seu veículo ou TAG, nós temos o recurso da TAG provisória, no entanto, como o nome já diz, ela é provisória e não substitui a permamente.
Para fazer o uso da TAG provisória, você deve falar com a portaria, quando for fora do horário de expediente administrativo, ou então, com a Bruna, durante o expediente administrativo.
É importante sempre devolver a TAG no prazo determinado, ou então, solicitar um prazo maior, mas não simplesmente não fazer a devolução e não comunicar nada.
A não devolução após o prazo estipulado estará sujeito a sanções como advertências e multas, em caso de reincidência, além da cobrança da TAG, pois precisamos repor a que não foi devolvida.
Lixo em porta-copos
É isso mesmo, você não leu errado. Na última semana encontramos lixos orgânicos e recicláveis jogados dentro do porta-copos do bebedouro localizado no parquinho, entre as torres 3, 4 e 5.
Restos de frutas, embalagens de doces, foram alguns exemplos de coisas encontradas num lugar onde deveria conter apenas COPOS.
Caixa de esgoto – entupimento
Também na última semana tivemos um problema grave com entupimento de uma caixa de esgoto, próximo ao bloco 03.
Ao acionarmos a empresa para fazer o desentupimento, nos deparamos com alguns objetos incomuns, como:
- Lenços umidecidos
- Absorventes higiênicos
- Cotonetes
- Preservativos, entre outros.
Vaso sanitário não é local para descartar todo tipo de lixo!
Vamos manter um mínimo de urbanidade, pois assim fica complicado. Há, além dos transtornos causados, também o custo para limpar a falta de educação de alguns, mas que infelizmente, vão refletir na vida de todos os condôminos, de forma direta ou indireta.
Lixeiras internas – salinha próxima aos elevadores de serviços
Alguns moradores já devem ter percebido, quando há lavagem dos corredores dos blocos, a água está ficando parada ou empoçada em algumas delas, pois os ralos estão entupidos, provavelmente com restos de obras, já que são muitos e esse é um lugar que ninguém acessa, somente a equipe de limpeza mesmo.
Estamos orçando as empresas para fazer o trabalho de desentupimento e, seguindo os trâmites, ainda essa semana devemos ter o fechamento dos serviços.
Cancelamento de reservas
Para promover o cancelamento de reserva, por gentileza, nos encaminhe um e-mail para atendimento@grupobernardinelli.com.br informando o condomínio / unidade e bloco (se houver), local e data da reserva.
Informamos que caso a reserva já tenha sido gerado em seu boleto, será realizada o cancelamento da reserva para uso e o valor permanecerá no boleto gerado, e no próximo boleto a ser emitido será incluso o valor a ser descontado referente ao cancelamento.
Resumindo: não adianta abrir SAC e mandar para a administração, pois o cancelamento é só pela administradora e é você quem tem que fazê-lo.
Manutenção elétrica
Durante os últimos dias, também seguimos com as manutenções elétricas, fazendo as substituições de lâmpadas e refletores que estavam queimados.
Só nas quadras e campo Society foram substituídos 6 luminárias, em 5 postes.





Recados fofinhos – mas não muito
Pessoal, vamos lá: assunto nem tão fofo, mas necessário!
Nós estamos trabalhando muito nos últimos meses no sentido de levar e socializar as informações através de diversos meios, como esse próprio boletim, por exemplo.
Mas, além do boletim, temos um site, um blog, diversos manuais: morador, visitante e prestador de serviços, regimento interno, convenção condominial e um SAC, que pode ser usado para dúvidas não encontradas em nenhum desses canais.
Por sua vez, nós passamos 95% do dia, todos os dias, respondendo exatamente as mesmas perguntas, que são coisas que já estão respondidas em todos os lugares e aí também não dá!
Quando nós não tínhamos informações, tudo bem, era justificável a enxurrada de perguntas todos os dias, mas hoje não mais.
É preciso que cada um também tenha um pouco de proatividade e busque minimamente o que precisa saber, pois é muito fácil lançar a pergunta na administração, para o síndico, subsíndico, portaria e aguardar confortavelmente que alguém te responda aquilo que você está com preguiça de buscar.
Um tempo precioso que poderíamos estar investindo para pensar em novas soluções, buscar mais coisas para o condomínio, pensar em projetos futuros, mas não, ficamos todo dia respondendo onde locar as churrasqueiras, quanto custa alugar o salão, como cancelar uma reserva, entre outros questionamentos muito básicos que já foram respondidos.
Iniciativa, meu povo! Vamos também aprender a ter um mínimo de autonomia. Aquilo que realmente você não achou, ótimo, pode perguntar, sem nenhum problema, mas use o SAC, mas eu te garanto, 95% das dúvidas respondidas todos os dias já estão no site e nos boletins.
Outra coisa, reafirmando o que já foi falado inúmeras vezes, o único setor 24 horas no condomínio é a portaria. Se você mandar uma mensagem para o síndico ou subsíndico num sábado à noite, tenha a certeza de que você não vai receber a resposta, pois ao contrário do que muitos pensam, nós também temos família, precisamos descansar, temos o direito de passear e passar um final de semana sem ficar grudados no celular respondendo obviedades.
É urgente? Portaria. Ela se encarrega de fazer o restante. Não é urgente, controle sua ansiedade e espere a resposta.
Ah, favor também não confundir o papel de síndico e subsíndico com o dos porteiros, zelador ou ronda. Particularmente, eu, subsíndico, não vou para nenhum apartamento conferir barulho, pois isso não é o meu papel. Algo te incomodou depois de horário? Portaria e SAC.
Existem setores competentes e pessoas qualificadas para atendê-los, mas cada um no seu papel e horário e quanto antes todos entenderem isso, melhor para o convívio de todos nós.
Notificações emitidas entre 24 e 31/08/25 – Semanal


Notificações emitidas entre 01 e 31/08/25 – Mensal


Regimento Interno

CAPÍTULO III
REGRAS PARA UTILIZAÇÃO DA UNIDADE (ÁREA PRIVADA)
Artigo 70. É proibido colocar anúncios, cartazes, letreiros em janelas, portas, paredes, fachadas, ou ainda, em qualquer lugar visível da parte externa do edifício. Igualmente proibido a colocação de películas nas janelas dos apartamentos (insulfilm), salvo autorização em Assembleia pelo voto de 2/3 (dois terços) dos presentes, devendo ser respeitado o padrão estabelecido para que não destoe do conjunto arquitetônico.
Artigo 72. É proibido estender ou colocar roupas, calçados, varais, tapetes, vasos, panelas ou qualquer outro objeto nas janelas, parapeitos e nem nas redes de proteção, com exceção de varal de chão ou retrátil, desde que não ultrapasse (no todo ou em parte) a altura do guarda-corpo.
Artigo 74. É proibido lançar pelas janelas, portas,sacada ou área de serviço, objetos de qualquer natureza, inclusive fósforo, pontas de cigarro, lixo orgânico ou reciclável, ou qualquer tipo de substância, entre outros, podendo o CONDÔMINO responder por perdas e danos causados ao CONDOMÍNIO ou demais moradores.

O prêmio PIG AWARDS dessa semana será distribuído entre vários concorrentes, pois o páreo foi duro!
Concorreram na categoria porcolinos da semana:
- Pessoas que jogaram lixos descartáveis e orgânicos dentro do porta-copos do bebedouro;
- Pessoas que jogaram absorventes higiênicos, lenços umedecidos, preservativos e cotonetes no vaso sanitário;
- E, mantendo a tradição, as pessoas que ainda não aprenderam que dá para abrir a porta das lixeiras, tanto do reciclável, quanto do orgânico e jogar seus lixos nos lugares corretos (esse já virou um clássico e se mantem a meses no ranking)






